A desinformação pode mudar a opinião pública, ampliar um assunto e até mesmo alterar o curso das eleições.
Esses ataques buscam criar divisão, difamar pessoas e organizações, além de promover imprecisões perigosas. Mas nosso movimento, com mais de 50 milhões de membros, é a força que precisamos para conter estes ataques. Juntos, estamos mostrando os fatos, corrigindo as fake news e responsabilizando governos e empresas de tecnologia.
Relatórios mais recentes Como combatemos a desinformação?A desinformação continua a impactar as nossas democracias em uma escala impressionante.
Christoph Scott, diretor de campanhas na Avaaz, discute as campanhas de desinformação que comprometeram a legitimidade das eleições na UE (em inglês).
Estamos escrevendo relatórios importantes e responsabilizando as empresas de redes sociais. Nossa equipe está empenhada em investigar e descobrir a extensão do problema até o dia em que as plataformas concordem em priorizar a transparência.
Com monitoramento feito com vontade política verdadeira e com as ferramentas necessárias, podemos verificar se as empresas de tecnologia estão fazendo todo o possível para administrar e mitigar a manipulação e a desinformação amplamente presentes na opinião pública controlada por empresas privadas.
Por meio dos nossos relatórios, atividades de incidência política e equipe jurídica, nossa comunidade está abrindo o caminho para um marco jurídico internacional de responsabilidade civil para acabar com as campanhas de desinformação nestes espaços que, atualmente, não sofrem nenhuma consequência por veicular tais campanhas.
A desinformação espalha desconfiança, medo e mentiras. Porém, podemos detê-la com conhecimento -- compartilhe este briefing com amigos e familiares para educá-los a respeito da ameaça da desinformação. E continue lendo para saber como se proteger!
Leia o briefingA Avaaz desenvolveu 5 princípios legislativos que deveriam ser a base de qualquer iniciativa para combater a desinformação. Trata-se uma proposta regulatória abrangente baseada nos princípios da transparência, responsabilidade e liberdade. Fizemos consultas profundas com acadêmicos, legisladores, sociedade civil e executivos das redes sociais para chegar nestes 5 princípios legislativos que devem ser a base de qualquer esforço democrático para qualquer legislação que combata a desinformação: